Coisas grátis

Comida:

Existem 4 várias formas principais de obter comida de graça: Trocar, cultivar, PANCs e o "mergulho no lixo" do ingles Dumpster Diving.
Trocar alimentos por voluntariado, ou por outros produtos.
Cultivar o proprio alimento numa horta.
Apanhar plantas selvagens comestíveis (chamadas de PANCS - Plantas alimentícias não convencionais), pode ser difícil para quem está a começar mas existem algumas fáceis de identificar como por exemplo o dente de leão, a serralha, a urtiga.
O mergulho no lixo, tal como indica o nome consiste em apanhar comida que foi descartada pela sociedade de consumo. Muitos alimentos são deitados fora porque o aspecto, formato, tamanho não é o mais adequado para venda ou por estarem demasiado maduros, pisados e a validade ter expirado ou estar próxima disso. A verdade é que muitos destes alimentos ainda estão bons para consumo. Podemos ir à caça deles em supermercados, mercados abastecedores (que existem em vários locais do pais), feiras, etc.
Alguns locais bons onde podes encontrar comida grátis neste mapa.

Local para dormir:

O melhor para encontrar um local para dormir é fazer ou recorrer a uma OKUPA  (ocupar um edifício abandonado) ou aderir ao Couchsurfing. O couchsurfing é um serviço de hospitalidade em que pessoas oferecem estadia (ou o sofá) a outras de forma gratuita. É um sistema muito utilizado por jovens e por viajantes. Outras opções podem ser arranjar uma tenda e saco de cama ou encontrar num site de trocas ou doações alguem com uma carrinha velha ou uma caravana.
Sites uteis: https://www.couchsurfing.com/https://www.freecycle.org/http://troca-se.pt/

Roupa:

A menos que tenhas tempo para plantar linho/algodão ou outro material, colhe-lo, transforma-lo em fio, e tecer-lo, a melhor alternativa para roupa gratuita e com pouco impacto ambiental é obte-la através de doações ou trocas. Existem alguns locais fisicos onde a mesma pode ser adquirada mas na maioria dos locais existem restrições do género: Apenas para população da freguesia X, a pessoa tem de comprovar que vive em situação de pobreza... Geralmente estes locais com certas restrições são geridos pelas câmaras ou associações seguidoras do sistema. Podes tentar adquirir roupas desta forma ou então optares por locais menos restritivos, geralmente os geridos por associações mais "anarquistas". Também existem locais online onde podes adquirir gratuitamente roupa sem restrições: sites de trocas e doações, grupos no facebook. Alguns já foram mencionados aqui como o Troca-se e o freecycle. Outros sites/grupos de facebook uteis: Troco-Dou-PrecisoDou-te se vieres buscar ao Porto.

Meio de transporte:

O meio de transporte mais ecológico e fácil de obter de graça é a bicicleta, como sempre os sites de trocas ou doações são uma boa ajuda. Outras formas de andar de transportes de graça é entrar nos mesmos sem pagar bilhete, isto é arriscado e por vezes pode acabar em multa. Os eléctricos diurnos são os mais fáceis de entrar sem pagar: não costuma haver fiscalização e o pagamento é feito em maquinas que estão no meio do transporte, longe da vista do condutor. No metro de Lisboa, há quem salte as cancelas ou passe atrás de alguém com bilhete/passe. O metro da margem sul é mais arriscado, muitas vezes tem fiscais que entram a meio da viagem ou no fim.
Pode-se sempre tentar uma boleia solidaria em que o condutor não nos faça contribuir para a gasosa.

Higiene pessoal:

Muitas vezes um banho apenas com água é suficiente para limpar a pele, não é preciso usar coisas demasiado abrasivas que vão tirar os óleos naturais da nossa pele e deixa-la seca. Mas se quiserem
podem fazer os vossos produtos de higiene através do que a natureza nos dá. Existe uma erva chamada erva-saboeira (Saponaria officinalis) que faz sabão. As suas raízes contêm uma alta concentração de saponina, substância detergente que, em contacto com a água, produz espuma abundante. Esta planta encontra-se facilmente em portugal, sobretudo no norte do pais e junto à margem de rios e locais húmidos, bermas de estrada e caminhos, já os antigos a usavam para lavar a roupa. Podemos também usar nozes da saponaria (sapindus mukorossis), são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal, e tal como acontece com a erva-saboeira também a sua casca é rica em saponina. Outros produtos como pasta de dentes, escova de dentes, cremes podem ser encontrados no lixo ou obtidos por troca. Alguns produtos naturais que funcionam bem como pasta de dentes são uma mistura de argila, bicarbonato de sódio e ervas ou especiarias (tomilho, salva, cravinho, tea tree), a mistura bicarbonato de sódio + amido de milho + ervas/especiarias também resulta bem para desodorizante. Como creme podemos usar óleos ou manteigas vegetais (óleo de amêndoas doces, azeite, manteiga de cacau...) estes óleos podem ser macerados com ervas secas e adquirir as duas propriedades. Esta matéria prima pode ser adquirida por troca, encontrada no lixo ou plantada (no caso das ervas). Em relação a cortar barba e cabelo os alunos de cabeleireiro costumam fazer cortes grátis.

Limpeza do Lar

Para a higiene do lar existem alguns produtos muito simples e fáceis de encontrar (principalmente o limão) como o bicarbonato de sódio, o sumo de limão e o vinagre. O vinagre pode ser macerado com a casca do limão ou de outros citrinos e assim adquirir um aroma mais frutado. O vinagre e o limão diluídos em água ou puros são bons para limpar o chão, frigorífico, superfícies, loiça... Para sujidade mais encrostada recomendo o bicarbonato de sódio. Para lavar a roupa, a loiça e superfícies podemos usar também as nozes da saponária (sapindus mukorossis). Basta levar 1 litro de água ao lume e quando ferver juntar 50g de nozes e deixar ferver por 2 minutos. Depois apagar, deixar arrefecer e coar.

(em actualização constante)

1 comentário: